HORÁRIO DAS MISSAS

Igreja Matriz
Quarta-feira, às 19h30min
Domingo, às 10h
Sábado, às 19h

Comunidade
São Pedro
Domingo, às 18h30min
Quinta-feira, às 20h

Menino Jesus
Terça-feira: 19h30min
Domingo, às 9h

“Espírito de serviço” destaca Dom Jaime após ser eleito presidente de Comissão Episcopal da CNBB

20150423_DJ
Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, foi eleito para ser o novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil, a CNBB. A eleição aconteceu na manhã desta terça-feira, 21 de abril, durante a 53ª Assembleia Geral da entidade que ocorre em Aparecida/SP.

Dom Jaime recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio (turno), que era de 143 votos. A comissão foi presidida pelo arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, no quadriênio 2011-2015. 

O arcebispo de Porto Alegre já integrava a referida comissão. Até a eleição, era o bispo referencial para a Vida Consagrada.

O novo presidente disse que acolhe a missão com o espírito de serviço: “Se Assembleia chegou a conclusão de que podemos colaborar nessa comissão, em favor desta parcela tão importante na vida eclesial que são os presbíteros, os diáconos, os bispos todos, os eméritos, as expressões de vida consagrada... se podemos colaborar, vamos tentar fazer o melhor” afirmou.

Além da nova missão confiada pelos bispos do Brasil, Dom Jaime também realiza trabalho semelhante junto ao Vaticano. Em 2014, o Papa Francisco o nomeou como membro Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, departamento de governo da Igreja Católica que tem como prefeito, o cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz.

Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada articula o Serviço de Animação Vocacional na Igreja do Brasil. Possui a missão de acompanhar a formação para o Ministério Ordenado, articulando a comunhão dos Seminários e Institutos de formação. A Comissão ainda tem a atribuição de acompanhar a vida e a atividade pastoral dos diáconos, presbíteros e bispos. 

A Comissão episcopal também fortalece o diálogo e comunhão com a Conferência dos Religiosos do Brasil e a Conferência dos Institutos Seculares, que reúne as congregações religiosas que atuam em diversas áreas da Igreja como educação, saúde e espaços missionários.


PERFIL - Natural de Gaspar/SC, Dom Jaime Spengler, 54 anos, é o sétimo arcebispo de Porto Alegre. É religioso da Ordem dos Frades Menores, OFM. Em 10 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo titular de Patara e auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 05 de maio de 2011. No dia 18 de setembro de 2013, o Papa Francisco o nomeou arcebispo de Porto Alegre, sendo empossado no 15 de novembro. No dia 29 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

 

Colaboração: CNBB Nacional e jornalista Jorge Teles (Diocese de Guarapuava), direto de Aparecida/SP.

Fonte: http://www.arquidiocesepoa.org.br


Benfeitor

Benfeitor

Supermercado Teka