HORÁRIO DAS MISSAS

Igreja Matriz
Quarta-feira, às 19h30min
Domingo, às 10h
Sábado, às 19h

Comunidade
São Pedro
Domingo, às 18h30min
Quinta-feira, às 20h

Menino Jesus
Terça-feira: 19h30min
Domingo, às 9h

Arquidiocese de Porto Alegre realizou Abertura do Ano Vocacional


Em mais um momento de unidade e de atendimento a palavra de Jesus Mestre de diz: “Ide, pois fazei discípulos”, a Arquidiocese de Porto Alegre realizou na tarde do domingo, dia 7, a abertura oficial do Ano Vocacional Arquidiocesano. Uma celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo dom Dadeus Grings, reuniu bispos, padres, seminaristas, religiosos/as e fiéis que chegaram das mais diferentes paróquias da Arquidiocese.

Com tema “Discípulos-missionários a serviço das vocações” e lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”, todas as paróquias e comunidades estão convocadas a se mobilizarem na intensificação dos estudos, reflexões e a animação vocacional em um tempo privilegiado que segue até o dia 26 de agosto de 2012.

O Ano Vocacional Arquidiocesano acontece ainda como eco do Ano Sacerdotal e do Centenário da Província Eclesiástica do Rio Grande do Sul. Com este acontecimento, o objetivo é fazer suscitar no meio do povo novas vocações, sejam elas para o sacerdócio, para a Vida Religiosa Consagrada, para a família, para o laicato, além de aperfeiçoar a formação cristã.

Em sua homilia, Dom Dadeus Grings lembrou a vocação sacerdotal como ‘abertura’ e o fomento de outras vocações e, utilizando-se da liturgia do domingo, especialmente do evangelho (Mt, 14, 22-23), sustentou que Deus continua a chamar homens e mulheres para o serviço do Reino e que independente das crises, é possível assumir a vocação com confiança no Mestre:

- Se é Jesus quem chama, somos capazes de andar sobre as água. Nossa vocação maior é a vocação da fé. A crise dom mundo é crise de fé. As vezes, acaba-se por não perseguiu mais a meta, não olhamos para Jesus, mas Ele diz: ‘Coragem, sou eu. Não tenhais medo’. Nós temos incentivos para caminhar com toda coragem – disse.

Dom Dadeus enfatizou ainda o compromisso de homens e mulheres que anunciam a Jesus Cristo que chama e envia:

- Nesse ano todo somos chamados e chamadas as sermos porta-vozes de Jesus Cristo. Todos nós que cremos nele somos capazes de indicar para o mundo de hoje: é Ele, é o Senhor que está diante de nós e, quanto piores foram as crises do mundo, mais nós temos condições de dizer: É Jesus que está se aproximando – destacou.

Barcas Vocacionais mobilizarão paróquias

Todo esse momento rico, vivido na abertura do Ano Vocacional, agora será levado para as Paróquias Arquidiocese de Porto Alegre. Estes momentos serão intensificados com a passagem do grande símbolo do Ano Vocacional: A barca vocacional.

Ao todo, seis exemplares vão percorrer todos os vicariatos, congregações e institutos religiosos, colégios e hospitais proporcionando um intenso processo de animação vocacional.

Dotada de uma rica simbologia, a barca conta com três velas, representando a vocação sacerdotal, consagrada e a leiga. Conta também com uma lamparina que representa a Jesus Cristo que guia a barca/Igreja e conta ainda com uma Bíblia, fundamento e alimento na animação vocacional.

As barcas foram abençoadas pelos bispos da Arquidiocese e em seguida, repassadas comissões de animação vocacional dos Vicariatos de Porto Alegre, Canos, Guaíba, e Gravataí. Também recebeu um exemplar da barca a Conferência dos Religiosos do Brasil no Rio Grande do Sul (CRB-RS) que a levará para todas as Congregações Religiosas.

Primeira atividade:

A primeira atividade programada do Ano Vocacional Arquidiocesano será uma formação para todos os agentes de pastoral vocacional no próximo sábado, dia 13/08 das 8h30 às 17h no Seminário São José, em Gravataí. O tema do encontro será “A Vocação e a família”.


Fotos da Celebração Eucarística de Abertura do Ano Vocacional

Texto de Magnus Regis - Jornalista PASCOM-POA

Fotos: Marcos Toledo- Equipe da PASCOM-POA


Supermercado Teka

Benfeitor

Benfeitor