HORÁRIO DAS MISSAS

Igreja Matriz
Quarta-feira, às 19h30min
Domingo, às 10h
Sábado, às 19h

Comunidade
São Pedro
Domingo, às 18h30min
Quinta-feira, às 20h

Menino Jesus
Terça-feira: 19h30min
Domingo, às 9h

Novena à Nossa Senhora da Saúde

Resumir em palavras, torna-se limitado expor tudo o que o Monsenhor Tarcísio Scherer celebrou com a comunidade paroquial - uma catequese de entusiasmo, amor e disponibilidade...

"O que valemos, realmente, é que somos filhos de Deus e nosso valor é infinito para o Pai. Ele nos mandou Jesus para nos trazer esta novidade. Cada um de nós é importante para Deus e temos uma missão. A missão depende daquilo que somos e uma das missões que temos é sermos filhos de Deus 24h por dia e comprometer-se com Jesus e seus ensinamentos.

Um batizado tem que ter orgulho de ser da Igreja de Jesus e se sentir amado por Deus - deve ser luz, consciente e convertido a Jesus... Não somos carta fora do baralho... cada uma e cada um de nós é importantíssimo e indispensável a Jesus. Então, faço a minha parte -  sou uma luzinha acesa onde gasto todo meu dia levando Jesus como um filho de Deus, cheio de alegria." Trecho da Homilia realizada pelo Monsenhor Tarcísio no dia 20 de novembro, nono dia da Novena à Nossa Senhora da Saúde, desenvolvendo o tema "A missão e o nosso compromisso com a Igreja de Cristo".

Clique e acesse o álbum de fotos da 9ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

 

8ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

"Os pais devem ser uma bênção para seus filhos... a família tem a função de alimentar o espírito de seus filhos... a esposa tem a missão de evangelizar o esposo e vice-versa... a palavra é doce ao paladar mas, amarga ao estômago... usamos, agora, além da língua para falar mal da vida alheia, usamos os dedos - msn, orkut, facebook..." Trechos da Homilia realizada pelo Padre Carlos Roberto Vicente na oitava noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde.

O tema desenvolvido foi "A alegria de ser cristão e anunciar Jesus Cristo" e a bênção foi dos pães.

Clique e acesse o álbum de fotos da 8ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

 

7ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

"A Igreja existe para evangelizar... é de sua identidade... é de sua natureza. Identidade, natureza e é de sua vocação. Portanto, podemos definir, como São Paulo, "ai de nós se não evangelizar". E, quando falamos de Missão, recordamos as palavras do Papa - anunciar a Boa Nova, tornar Cristo conhecido.

A família é a Igreja doméstica, a família é a Igreja do lar. E, é na família, que nós somos chamados a viver as grandes tarefas - ser sacerdote e profeta. A família é um lugar priveligiado de oração. O pai ensina seus filhos a rezar, que dá um testemunho, um exemplo para eles." Trecho da Homilia realizada pelo Padre Leandro Chiarello na sétima noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde.

Clique e acesse o álbum de fotos da 7ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

 

6ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

A missão e a promoção vocacional foi o tema abordado pelo Diácono Paulo Cesar de Aguiar no sexto dia da Novena à Nossa Senhora da Saúde, no dia 17 de novembro. Ao final da Santa Missa, imagens de Nossa Senhora foram abençoadas.

Clique e acesse o álbum de fotos da 6ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

 

5ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

Jovens de 80 anos e jovens de menos idade que projetam planos para o futuro e que tem a fonte de suas vidas em Jesus Cristo foram o centro da Homilia feita pelo Padre Luís Antônio Larratéia - Pe. Tom - que presidiu a Santa Missa no dia 16 de novembro, quinto dia da Novena à Nossa Senhora da Saúde.

"Há jovens que não são jovens, que estão mortos" - comentou Pe. Tom referindo-se à 1ª Leitura Apocalipse 3,1-6.14-22. "Jovens que tem sede e buscam nas máscaras das bebidas e drogas, a fonte para saciar sua sede. Mas, a única fonte de vida para suas vidas é Jesus Cristo."

Pe. Tom, atualmente, é Vigário da Paróquia São João Batista, em Porto Alegre, e no próximo ano assumirá como Pároco da Paróquia São Carlos, no Bairro Agronomia.

Clique e acesse o álbum de fotos da 5ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

 

4ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

"A Missão Continental, proposta pela Igreja, lança um desafio não somente para os adultos mas, também, para os pequenos.

As crianças são convidadas a aprender os Mandamentos, os Sacramentos, a viver o amor de Jesus. Por isso, os catequistas não podem ser chamados de professores porque o conhecimento vai somente para a cabeça. A palavra do catequista entra pelo ouvido, sobe para a cabeça e vai para o coração. Essa palavra tem que ser vivida. A palavra deve subir de novo e ir para a boca e proclamar que Jesus é o Salvador. Esse é o processo da catequese. Catequese não só doutrina, é vivência pessoal com Jesus. O objetivo da catequese é aprender a amar a Jesus Cristo.

Outro objetivo, além de doutrinal, experencial é a catequese ser comunitária. O grande objetivo é permanecer na Igreja. No ano que vem, há um projeto das equipes do ECC visitarem as famílias dos catequisandos pelo menos quatro vezes, mostrar que, na comunidade, sempre se encontra apoio às dificuldades.

Também, toda catequese deve conduzir ao Evangelho, dever ser bíblica: conhecer Jesus Cristo, amar Jesus Cristo. Em cada encontro de catequese deve ser lido o Evangelho; quem sabe, encenar algumas passagens do Evangelho. Os pais, também, devem ler o Evangelho junto com as crianças.

Ler o Evangelho é a grande catequese feita em casa!" Homilia do Padre Rafael Martins, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Sapucaia do Sul

No quarto dia da Novena à Nossa Senhora da Saúde, o subtema desenvolvido foi "A missão e a catequese: anunciar Jesus às crianças" com a Santa Missa presidida pelo Pe. Rafael e co-celebrada pelo Pe. Maikel.

Clique e acesse o álbum de fotos da 4ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

 

3ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

O Padre Alexandre Silveira Chaves presidiu a Santa Missa no dia 14 de novembro com o subtema "A missão e a promoção da dignidade humana e da cidadania", co-celebrada pelo Padre Maikel. A partir do próximo ano, Padre Alexandre assumirá a Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

"Na segunda leitura, Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses,  capítulo 3, versículos de 7 a 12, São Paulo nos convida a trabalhar pela causa do Reino de Deus. Todos os batizados são chamados a serem missionários. A missão não é somente a evangelização, pois antes de anunciar a Palavra, devemos vivê-la para que nossa missão seja eficaz ao levar a Palavra e o amor de Deus. Devemos reconhecer em cada pessoa, sua dignidade humana e buscar meios de promovê-la para que nossos irmãos possam crescer como pessoa e filhos de Deus. Assim, nossa evangelização será eficaz quando, cada pessoa restituída da sua dignidade, possa acolher com liberdade, a Palavra de Deus e sua Graça." Trecho da Homilia do Padre Alexandre.

Clique e acesse o álbum de fotos da 3ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

 

2ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

A segunda noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde foi presidida pelo Pe. Cirineu Furlaneto, Vice-Reitor do Seminário de Viamão, e co-celebrada pelo Padre Maikel, no dia 13 de novembro.

"A missão dos discípulos missionários a serviço da vida plena" foi o tema dessa celebração.

"O grande pedido que Deus nos faz é sermos anunciadores da Palavra de Deus. A missão dos discípulos missionários a serviço da vida plena comunga com o Evangelho de hoje - ser firme até o fim. O Senhor, hoje, nos concede o dom de sermos Igreja na pluralidade dos serviços. A Igreja de Jesus Cristo vai continuar perseverando, pois ela é peregrina e missionária, por natureza." refletiu o Padre Cirineu.

Clique e acesse o álbum de fotos da 2ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde

1ª Noite | Novena à Nossa Senhora da Saúde

Iniciou no dia 12 de novembro, a Novena à Nossa Senhora da Saúde com o tema "A missão continental: com Maria, queremos anunciar Jesus Cristo, como discípulos missionários de Cristo."

A 1ª Noite da Novena foi presidida pelo Padre Gelson Fraga Ferreira, Paróquia Santa Ana, de Gravataí, e co-celebrada pelo Padre Maikel, Pároco. O tema foi "A Capelinha Missionária: proposta de Aparecida aos cristãos da América Latina".

Padre Gelson ressaltou o presente entregue por Bento XVI, a Capelinha Missionária que, através dos sinais, nela representados, ajudam a refletir sobre nossa fé e missão. Também, que devemos ser o sujeito de evangelização, tomarmos a iniciativa, não termos medo de testemunhar a fé em Cristo.

O Espírito Santo continua agindo no meio de nós - é o que nos dá força e coragem, como o testemunho de sermos cristãos em nosso ambiente de trabalho, por exemplo - afirmou Pe. Gelson, durante a Homilia.

Também, destacou os exemplos dos santos para inspirar nossa vida, como Santa Rosa de Lima e São Toríbio de Mongrovejo que, com oração e sacrifício, testemunharam a fé e o serviço aos irmãos.

Complementando, afirmou que "Alvorada é terra de Missão... quantos estão distantes de Deus, assim como os discípulos de Emaús que caminhavam, mas não percebiam que Jesus Cristo estava junto, representados, também, nas Capelinhas Missionárias".

Clique e acesse o álbum de fotos da 1ª Noite da Novena à Nossa Senhora da Saúde


Supermercado Teka

Benfeitor

Benfeitor