HORÁRIO DAS MISSAS

Igreja Matriz
Quarta-feira, às 19h30min
Domingo, às 10h
Sábado, às 19h

Comunidade
São Pedro
Domingo, às 18h30min
Quinta-feira, às 20h

Menino Jesus
Terça-feira: 19h30min
Domingo, às 9h

Bíblia um despertar para a vida

Falar sobre bíblia, liturgia e oração para algumas pessoas é algo desafiador, que causa medo e certo desconforto, no entanto, para Arno sempre foi algo que fez parte de seu cotidiano. Desde a infância demostrou um interesse muito grande pelas coisas de Deus, logo cedo já cultivava em si o desejo de estar a serviço de igreja, assim, aos oito anos de idade já fazia parte da equipe de liturgia da Paróquia Santa Ana, em Porto Alegre. Isso pode parecer um pouco estranho se tratando de uma criança que poderia estar brincando e fazendo tantas outras coisas com garotos de sua idade, mas para ele, o dia mais esperado era a sexta-feira data marcada para reunião da equipe para preparar as missas do final de semana.

Em 1989, depois de casado e já com filhos, mudou-se para a cidade de Alvorada onde juntamente com a sua esposa Sueli passou a atuar como catequista na Paróquia Santo Antônio. Algumas foram às turmas que acabou tendo contato e semeando o desejo de ser parte do corpo que é a igreja. Tempo depois, a família passou a ter um vinculo maior com a comunidade aonde hoje é a atual Paroquia Nossa Senhora da Saúde. Logo em 1996 começou a participar dos encontros da CEBs – Comunidades Eclesiais de Base - espaço no qual representava a paróquia. Um ano após, em 1997, fez o segundo encontro do ECC da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, dai por diante vieram muitas atividades e formações.

Arno atualmente é catequista, ministro da eucaristia, faz parte do movimento ECC, Equipe de Nossa Senhora, Equipe de Liturgia e auxilia em outras atividades na paróquia. Destaca que a bíblia não pode ser apenas mais um item de nossas casas a ser deixada amostra e sim que ela deve ser usada todos os dias. Da ênfase dizendo que quanto mais rabiscada e marcada a bíblia estiver é sinal de que ela esta sendo bem e muito usada. É preciso buscar tentar ler a bíblia pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã, para que a partir dai se possa tirar uma palavra para ser um guia para o restante do dia. Que este contato não seja apenas em setembro, mês dedicado para ela e sim que se torne diário. Junto à catequese destaca que antes de querer que as crianças aprendam o que é bíblia na marra é necessário que elas sejam conquistas e que desta maneira possam ir aos poucos a partir da metodologia usada ir tomando gosto por aquele contato. Já na liturgia salienta que é importante que as pessoas se preparem para a mesma, reunindo todos aqueles que vão atuar na missa para fazerem as leituras e passar a celebração. É preciso ainda não fazer da leitura da bíblia algo comum e rotineiro e sim algo que se incorpore a vida de cada um de modo que se descubra a mensagem daquilo que foi lido para aquele dia.

 


Benfeitor

Supermercado Teka

Benfeitor